Curso
  • Discalculia. Avaliação e Intervenção Precoce - Discalculia. Avaliação e Intervenção Precoce (Discalculia. Avaliação e Intervenção Precoce)
Inscrição
  • 245,00 EUR
Observações ao preço
  • Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a efetuar o pagamento de 50% do valor estabelecido. Após este período o aluno obriga-se a liquidar o valor total do curso. É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Duração
  • 25 horas
Horário
  • Pós-laboral
Forma de organização predominante
  • Formação a distância (outros)
Objectivos Gerais:
  • As competências de calculo são cada vez mais importantes no percurso pessoal e profissional, e no entanto muitas crianças apresentam dificuldades de aprendizagem que tarde ou nunca são detetadas durante o seu percurso escolar. Segundo a British Dyslexia Association, cerca de 5% da população sofre de discalculia, mas 1 em cada 4 tem ou teve dificuldades com a Matemática. Em Portugal estes números representam milhares de pessoas, jovens e adultos, cuja vida é afetada por uma ausência de despiste, um despiste mal feito, uma intervenção mal estruturada.

  • Esta formação visa capacitar técnicos que trabalham com crianças para a compreensão do que é a Discalculia, quais os seus critérios diagnósticos e como identificar e reconhecer crianças em risco. Com uma forte componente prática e focada no "saber fazer" esta formação pretende também preparar os formandos para a intervenção nos diferentes graus das Dificuldades e Perturbações da Aprendizagem Específica da Matemática.

  • Em colaboração com o Núcleo da Discalculia - Apoio Psicopedagógico e Formação

Objectivos Específicos:
  • Proporcionar um quadro de referência teórico e prático na identificação, avaliação e intervenção nas Dificuldades na Aprendizagem da Matemática.
  • Preparar os formandos a adquirir competências que lhes permitam identificar atempadamente crianças em risco de terem dificuldades futuras na matemática, avaliar e intervir nas Dificuldades na Aprendizagem da Matemática em crianças e jovens com diferentes graus de severidade, que vão desde o Baixo Desempenho na Matemática à Discalculia Desenvolvimental.

Metodologia formativa
  • Recursos aos métodos expositivo, demonstrativo, ativo e ao método de análise de casos.

Metodologia de avaliação
  • No final do curso, os formandos deverão apresentar um relatório psicopedagógico sobre um estudo de caso (Trabalho Final) previamente fornecido pela formadora. A estrutura deste Trabalho Final será disponibilizada no início do curso e a sua entrega deverá ocorrer após o final do curso (em data a indicar no início do curso pela formadora).
  • A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 a 20 valores, em que o resultado do Trabalho Final tem uma ponderação de 80% e a participação de 20% (participação individual e de grupo). A participação do grupo diz respeito à criação de programas de treino para intervir nas competências básicas da matemática sob a supervisão da formadora.

Certificação
  • O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.

  • O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.

  • Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.


  • Acreditação pela Ordem Dos Psicólogos

  • A obtenção dos créditos (9) na especialidade geral de Psicologia da Educação e na especialidade avançada de Psicologia da Educação atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

  • A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.

  • A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

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