|
|
Curso
-
19_20061_21_OPP_25 - Psicofarmacologia para Psicólogos (Psicofarmacologia para Psicólogos)
Observações ao preço
-
No caso do pagamento fracionado:
a primeira prestação deve ser liquidada no ato de inscrição.a segunda prestação deve ser liquidada até à data de início do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Forma de organização predominante
-
Formação a distância (outros)
Objectivos Gerais:- Portugal é o país europeu com maior consumo de ansiolíticos e antidepressivos, segundo dados do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde (DGS), verificando-se um aumento do consumo ao longo dos três últimos anos. Em 2019, o relatório anual do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) alertava para o fato de que ‘os médicos estarem a receitar demasiados medicamentos para a saúde mental’.
- Ao mesmo tempo, a banalização do uso de psicofármacos desvaloriza a eficácia das intervenções psicológicas em muitas situações clínicas, nomeadamente nas perturbações mentais comuns,
- Este curso destina-se a psicólogos que desejem conhecer melhor o uso de psicofármacos em várias situações clínicas ao longo do ciclo de vida, as suas implicações para as provas de avaliação psicológica e compreender como prevenir problemas de automedicação e adesão terapêutica. Simultaneamente, pretende-se promover reflexão crítica sobre a banalização dos psicofármacos, o seu uso abusivo e o fenómeno de medicalização-psiquiatrização da existência humana.
Objectivos Específicos:- Caracterizar os psicofármacos e o seu uso terapêutico ao longo do ciclo de vida;Identificar benefícios e custos dos psicofármacos em crianças e adolescentes;Identificar os impactos dos psicofármacos em provas de avaliação psicológica;Conhecer o que determina e como prevenir comportamentos de automedicação e de baixa adesão à terapêutica com psicofármacos;Identificar os determinantes dos comportamentos dos sujeitos com perturbações mentais em relação aos psicofármacos;Desenvolver atitudes críticas sobre a banalização dos psicofármacos, o seu uso abusivo e a medicalização-psiquiatrização da existência humana.
Certificação
- Certificado
- O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
- O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.
- Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
- Acreditação pela Ordem dos Psicólogos
- A obtenção dos créditos (13,5) na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
- A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
|
|
|
|
|